domingo, 19 de junho de 2016

Caipirinhas da tia Alair

Junho chegou, trazendo com ele as marcas de suas festividades. 

Origem da Festa Junina  

Existem duas explicações para a origem do termo "festa junina". A primeira explica que surgiu em função das festividades, principalmente religiosas, que ocorriam e ainda ocorrem, durante o mês de junho. Estas festas eram e ainda são, em homenagem a três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. Outra versão diz que o nome desta festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem apenas a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.

De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal).

Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França, veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da Península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.  

Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (Indígena afro-brasileiros e  imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas e tomando destas posições aderimos que tal cultura possa ser aplicada e explicada desde a Educação infantil, pois a cultura tem que ser aplicada nas escolas  e desta matéria vamos lá às atividades.  


Aqui esta está nossos caipirinhas.
 
Olhem o Matheus, metido a  Caipirinha.  





De tão bom que já to cansado uai. rsrs. 



















Capelinha de Melão é de São João
É de Cravo é de Rosa é de Manjericão
São João está dormindo
Não acorda não !
Acordai, acordai, acordai, João !
































Cai cai balão, cai cai balão
Aqui na minha mão
Não Cai não, não cai não, não cai não
Cai na rua do Sabão










Cai cai balão, cai cai balão
Aqui na minha mão
Não vou lá, não vou lá, não vou lá
Tenho medo de apanhar!







































































































Nenhum comentário: